]

quinta-feira, 18 de março de 2010

Lançamento das pré-candidaturas do pstu


Na noite desta terça-feira, 16, cerca de 100 pessoas se reuniram em Brasília para o lançamento das pré-candidaturas do PSTU à presidência da República e ao governo do Distrito Federal

O lançamento ocorreu no auditório do Sindicato dos Metroviários. A categoria está em greve e campanha salarial desde o dia 15.

Representantes do PSOL e do MTST saudaram o ato. A oposição do sindicato Metabase Carajás (trabalhadores da Vale) também falaram. Eles estavam em Brasília para audiências contra a demissão de lesionados.

Além desses, estiveram presentes membros da chapa 3 – Bancário, é hora de mudar –, que estão disputando a diretoria do sindicato de Brasília contra a burocracia da CUT e do PT; estudantes que estão em luta no Movimento “Fora Arruda e Toda a Máfia”; funcionários dos Correios, em luta contra a privatização da empresa; professores e funcionários da UnB em greve pela manutenção da gratificação de 26% dos salários que está sendo cortada pelo governo Lula; professores da rede pública distrital, em campanha salarial; servidores públicos federais, entre outros trabalhadores.

O pré-candidato ao governo no DF, Rodrigo Dantas, professor de filosofia da UnB, ressaltou que os escândalos de corrupção em Brasília não são um problema local, mas estão profundamente ligados ao modelo de Estado brasileiro. Rodrigo também falou dos problemas que sofre a população do DF, como a péssima qualidade do transporte público: “Só será possível ter um transporte público de qualidade, que chegue a todos os lugares, com ônibus toda hora se estatizarmos as empresas de transporte, para que este serviço público deixe de estar voltado para o lucro dos empresários e passe a priorizar as necessidades dos trabalhadores. Também é preciso implementar a tarifa social a preço de custo, e o passe livre ilimitado para estudantes e desempregados”.

Em seguida, Zé Maria, pré-candidato à presidência da República falou sobre as grandes tarefas que a classe trabalhadora terá em 2010. Entre elas, apresentar uma alternativa aos candidatos do PT e do PSDB. Disse que apesar da grande popularidade do Lula, na verdade seu governo foi voltado para o lucro dos banqueiros e dos empresários, e que as medidas voltadas à população foram insignificantes perto do ganho que tiveram os ricos durante seu governo.

“O Lula falou que o PSTU não ganharia as eleições, e que se ganhasse não governaria. Pois fazer aliança com os empresários e abandonar a defesa dos trabalhadores para governar, realmente nós não queremos. E queremos dizer que apenas rompendo com eles e priorizando as necessidades dos trabalhadores é que podemos ter saúde e educação pública e de qualidade para todos, trabalho para todos”, disse. Falou, ainda, que o grande prejuízo que os trabalhadores tiveram com o governo Lula foi ele ter convencido de que não é possível lutar pelo socialismo, que a aliança entre as classes é a única saída.

Zé Maria também falou sobre a importância e a necessidade da Frente Classista e Socialista e sobre as dificuldades para que ela se forme para estas eleições. Destacou que não há nenhuma garantia da direção nacional do PSOL sobre o não-financiamento de empresários à campanha. Para ele, a aliança não pode ser com algumas correntes e sim com o PSOL inteiro.

O pré-candidato não concorda que é preciso ser menos radical no discurso em busca de mais votos. O caminho de rebaixar o discurso em busca de votos foi o mesmo que o PT percorreu, e o resultado já é conhecido: em nome da governabilidade, são priorizados os interesses dos empresários e não dos trabalhadores.

A fala de Zé Maria foi interrompida quando chegou a notícia da cassação do governador corrupto José Roberto Arruda (ex-DEM). A notícia foi muito comemorada pelos convidados que gritaram: “Arruda na Papuda, PO [Paulo Otávio] no xilindró!”.

Também foram apresentados os demais pré-candidatos: Robson para Senador, professor da rede pública; Jacó para Deputado Federal, carteiro; e Guillen para Deputado Distrital, também professor da rede pública. Em seguida, foi feito o convite a que todos deixassem seus contatos para que organizássemos seminários para debater e construir coletivamente o programa dos candidatos.

Ao final, um militante do PSTU que tem um grupo de chorinho fez uma apresentação para os convidados, enquanto as pessoas bebiam, comiam e conversavam sobre as propostas e os próximos passos das lutas e das eleições.

Todo o evento foi construído assim, com a colaboração e o trabalho voluntário de todos os militantes, alguns que chegaram mais cedo para decorar o local, outros fizeram as compras, alguns ofereceram e venderam o jornal Opinião Socialista para os presentes, outros ficaram no bar vendendo as bebidas. O clima foi de muita alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário