]

sábado, 4 de junho de 2011

Pela Libertação dos Estudantes Moradores da CEU!

Pela Libertação dos Estudantes Moradores da CEU!

ANEL Brasília
http://www.facebook.com/notes/anel-bras%C3%ADlia/pela-liberta%C3%A7%C3%A3o-dos-estudantes-moradores-da-ceu/119516698133924Hoje três moradores da Casa do Estudante (CEU) foram presos pela PM diante de uma manifestação de indignação frente à atitude da administração da universidade, que os acordou de forma truculenta ao arrombar as portas e jogar os armários dos estudantes janela a fora. Esse fato se soma a vários outros onde se expressou, claramente, a forma como a Reitoria tem conduzido a desocupação da CEU, para a realização da Reforma da mesma. Já foram várias as denúncias por parte dos moradores quanto a tentativas de retirar à força os estudantes sem oferecer garantia de moradia para os mesmos.

Nós da Assembleia Nacional de Estudantes – Livre e do Coletivo Não Vou Me Adaptar – oposição ao DCE-UnB, repudiamos a atitude autoritária da Reitoria, e exigimos que a mesma assuma a sua responsabilidade diante da detenção dos estudantes.

Em fala, o Reitor afirmou no Consuni que os estudantes necessitam “de um bom advogado para que saiam hoje”. Fez isso claramente de forma demagógica, pois logo após negou que a Reitoria fornecesse apoio jurídico aos estudantes detidos. Ao mesmo tempo, a Reitoria não se posicionou de forma clara sobre a possibilidade de abertura de processo administrativo interno contra os estudantes: ou seja, além de presos, os moradores da CEU detidos em protesto ainda podem ser jubilados da Universidade!


Acreditamos que o fato ocorrido também evidencia o real caráter da atuação da Polícia Militar no campus, que antes de garantir a segurança da comunidade universitária existe para reprimir essa mesma comunidade quando esta realiza atos e mobilizações.

Chamamos a todas e todos que se indignam com essa ação truculenta e arbitrária da Reitoria e da Polícia Militar a realizar um ato em frente à II DP da PM, amanhã (04/06), às 17h.

Exigimos:


* Pela imediata libertação de nossos colegas!

* Exigimos que o DCE da UnB se posicione em defesa dos estudantes moradores! Que o CEB do dia 06 seja melhor convocado e que isso seja discutido!

* Uma nota pública da Reitoria exigindo a soltura imediata dos estudantes detidos e o arquivamento dos inquéritos abertos! Que a Reitoria não abra qualquer processo contra os estudantes!

* Apoio jurídico da instituição aos estudantes detidos! Que a Reitoria forneça advogados para acompanhar o caso em benefício dos estudantes!


* Fim da perseguição dos estudantes da CEU! Não à criminalização do movimento estudantil!

* Todas e todos ao ato pela soltura dos estudantes da CEU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário