]

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cerca de 200 manifestantes do Movimento dos Sem Teto invadem Ministério das Cidades

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/07/20/cidades,i=203465/CERCA+DE+200+MANIFESTANTES+DO+MOVIMENTO+DOS+SEM+TETO+INVADEM+MINISTERIO+DAS+CIDADES.shtml


Publicação: 20/07/2010 16:28 Atualização: 20/07/2010 16:59
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiram, na tarde desta terça-feira (20/7), o Ministério das Cidades, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAS), quadra 1. Cerca de 200 pessoas, entre crianças e idosos, estão desde as 15h20 no auditório do ministério.

Depois de invadirem o local, os manifestantes foram impedidos de continuar no ministério, mas eles resistiram e permaneceram. Minutos depois foram convidados a aguardar no auditório para desobstruir a entrada do prédio.

Por volta das 16h15 teve início uma reunião entre seis líderes do MTST, o secretário de Programa Urbanos, Celso Carvalho e a secretária de Habitação, Inês Magalhães. Juntos, eles devem decidir o destino provisório dos manifestantes.

Policiais militares estão no Ministério das Cidades para controlar a manifestação. Não houve registros de brigas ou confusões durantes a invasão.

Destino
Pela manhã houve uma reunião com representantes do MTST e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Ficou estabelecido que as famílias que estavam no acampamento montado, na última sexta-feira (16/7), em um terreno de aproximadamente 100 mil m², na quadra 55 de Brazlândia, serão inscritas em programas para receber moradias. O cadastro será feito na próxima semana.

O coordenador da liderança do movimento, Guilherme Catro, disse que a medida não será suficiente para que os protestos terminem. "Nós queremos a definição dos lugares em que as famílias permanecerão enquanto não saírem as moradias definitivas. Enquanto não tivermos uma certeza, não vamos parar de lutar", disse Guilherme.

Agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) retiraram às 8h, de hoje, todas as lonas que estavam montadas em Brazlândia. Aproximadamente 300 famílias foram para a Praça da Bíblia, na quadra 38 da Vila São José, próxima a Brazlândia e outras se dirigiram para a casa de parentes.

Entenda o caso
Integrantes do MTST ocuparam a recepção da sede da Terracap por volta de 10h de segunda (19/7), reivindicando que uma operação da Polícia Militar, para a retirada de um acampamento em Brazlândia, fosse suspensa.

Os manifestantes que ocuparam a recepção da sede da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) na segunda-feira (19/7), foram retirados do local por volta de 10h desta terça (20/7). Alguns deles ainda permanecem do lado de fora da Terracap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário