]

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Marcha em Brasília denuncia violações e corrupção da Copa das Confederações


Dando um "cartão vermelho" para a FIFA e organização da
Copa, em frente a Torre de Rádio e TV de Brasília
Na tarde deste domingo (30/06), dia da final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, um grupo de manifestantes em Brasília, seguindo a convocação do Comitê Popular contra a Copa no Distrito Federal feita na véspera no encontro da Assembleia Popular dos Povos do DF, para denunciar as violações aos direitos, corrupção e os gastos com a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014.

A concentração começou às 14h na Rodoviária do Plano Piloto, com confecção de cartazes e distribuição de panfletos. Em seguida, portando faixas, marcharam subindo a avenida Eixo Monumental até o parque da Torre de Rádio e TV e a Feira de Artesanato. No alto do mirante da torre foi afixado uma faixa com os dizeres "Copa pra quem?", enquanto os manifestantes circulavam em baixo cantando palavras-de-ordem.


Os manifestantes exigiam auditoria popular nos gastos com o megaevento, um plano de obras públicas para moradia e mobilidade urbana e a anulação do processo da privatização do Estádio  Nacional de Brasília Mané Garrincha. 

A manifestação também era em solidariedade a manifestação acontecendo simultaneamente na cidade do Rio de Janeiro, local do jogo.  Os manifestantes ainda exigiam do governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) que devolvesse o valor dos ingressos distribuídos gratuitamente pelo GDF aos amigos, empresários e autoridades.

A manifestação contou com a presença de muitos estudantes e jovens, militantes do PSTU, PCB, PSOL, JSB, CSP-Conlutas, além do Comitê Popular contra a Copa e pessoas que seguiram a convocação.

O ato transcorreu pacificamente, embora novamente a PM-DF esteve com efetivo desproporcional ao número de manifestantes.

Ao final os manifestantes realizaram uma plenária, e convidaram os transeuntes a participar da próxima reunião do Comitê Popular contra a Copa na terça-feira, 02/07.

Os manifestantes deram várias entrevistas e anunciaram que participarão da próxima Marcha do Vinagre, na quarta-feira (03) e nos protestos que acontecerão no próximo dia 11/07 no dia nacional de paralisações e greve dos trabalhadores chamados pelas centrais sindicais e movimentos sociais organizados, para cobrar do governo e dos patrões o atendimento das reivindicações.

Com informações e fotos: Agência de Notícias Alternativas-ANOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário