]

domingo, 1 de agosto de 2010

Entrevista Rodrigo Dantas ao Jornal Tribuna do Brasil

1 – Saúde: Quais seriam as soluções imediatas para problemas como a falta de medicamentos, leitos médicos, equipamentos para diagnóstico e qualificação profissional dos servidores que atuam nos hospitais da rede pública?

Os governos de Roriz, Cristovam e Arruda levaram a saúde no DF a um estado de calamidade pública! Faltam médicos, medicamentos, equipamentos, hospitais e postos de saúde, mas sobra corrupção para todo lado! Para resolver essa situação, implantaremos um modelo de saúde pública integrada, baseado na universalização do atendimento preventivo das famílias em suas casas e numa rede de hospitais e postos de saúde bem equipados em todas as cidades do DF, com funcionamento 24 hs. Acabaremos com todas as formas de privatização da saúde. Aumentaremos os salários dos médicos e profissionais da saúde, diminuiremos a jornada de trabalho, implementaremos um plano de carreira discutido com a categoria que valorize sua qualificação e abriremos concursos públicos para a contratação de profissionais da área. O direito à vida deve estar acima de todas as coisas. No governo do PSTU, a saúde pública será nossa principal prioridade orçamentária.

2 – Educação: Quais seriam as soluções imediatas propostas pelo senhor para aumentar a oferta de vagas na rede pública de ensino, melhorar a qualidade do ensino e reverter o péssimo estado de conservação das escolas públicas?

Nosso objetivo é implementar o acesso universal à educação pública de qualidade em turno integral, com 25 estudantes por sala de aula. Para isso, construiremos, reformaremos e ampliaremos as escolas, dotando-as de laboratórios, bibliotecas, computadores, acesso à Internet e parque esportivo. Cada escola pública do DF deve se transformar num centro de lazer, cultura e esporte para a comunidade nos finais de semana. Aumentaremos os salários dos profissionais da educação, que terão isonomia com os profissionais da saúde e da segurança, implantaremos um plano de carreira debatido com a categoria que de fato valorize sua qualificação, reduziremos a jornada de trabalho em sala de aula e abriremos concursos públicos para a contratação imediata de profissionais da educação. O DF tem hoje o maior orçamento per capita do país. Feita uma ampla auditoria nas contas, contratos, convênios, obras e órgãos do GDF e devidamente punida e extirpada a corrupção institucionalizada, haverá recursos suficientes para fazer da escola pública do DF um modelo para todo o país.

3 – Transporte: Qual seria a solução mais adequada para melhorar a qualidade do transporte público sem aumentar o valor da tarifa e atender a toda população que vem do Entorno do DF para trabalhar no centro de Brasília?

O DF tem o maior orçamento per capita do país e o pior e o mais caro sistema de transporte. Para reverter este quadro, só há um caminho: estatizar as empresas de transporte público. O direito de ir e vir de milhões de pessoas não pode mais estar a serviço do lucro de meia dúzia de empresários. Roriz e Agnelo/Filipelli não podem fazer isso porque suas candidaturas estão a serviço dos empresários que as financiam. Só assim será possível reduzir e congelar as passagens ao preço de custo, estender o direito ao passe livre universal para estudantes, idosos e desempregados e adaptar o transporte aos idosos e portadores de necessidades especiais. Implantaremos um modelo integrado de transporte público que priorize e expanda o metrô 100% estatal para todo o DF e Entorno, com a construção imediata de três grandes eixos: Águas Lindas-Brasília, Valparaíso-Brasília e Formosa-Brasília. Aumentaremos os salários, melhoraremos as condições de trabalho e diminuiremos a jornada dos profissionais do transporte público. Construiremos ciclovias em todas as cidades do DF.

4 - Segurança: O que poderia ser feito para melhorar a qualificação dos agentes de segurança pública e o atendimento às ocorrências, proporcionando mais agilidade e rapidez?

A principal causa da violência urbana no DF e no Brasil é o desemprego, que afeta sobretudo a juventude e a população pauperizada da periferia dos grandes centros urbanos. No DF, o desemprego atinge cerca de 20% das pessoas! Ali onde não há perspectivas de trabalho e de vida digna, a violência se dissemina e se torna para milhares de pessoas seu único meio de vida. Não há como resolver este problema com mecanismos repressivos. Implantaremos um grande plano de obras públicas para a construção de milhares de moradias populares, escolas e hospitais, que propiciará trabalho e salário digno para milhares de pessoas. A violência, antes de ser uma questão de polícia, é uma questão social e assim deve ser tratada. Outra medida importante é a desmilitarização da polícia, além disso a dissolução das policias atuais violentas e corruptas. Defendemos uma polícia civil que tenha seus chefes eleitos e controlados pela população no bairro em que atuar.

5- Qual será o seu grande projeto para Brasília?

Construir, pela primeira vez em nossa cidade, um governo socialista que esteja dirigido ao atendimento dos direitos e necessidades da classe trabalhadora e da juventude – e não a serviço do lucro dos empresários e da corrupção.

6 – Qual o lugar que o senhor mais gosta em Brasília (lugar específico)?

O Lago Paranoá. Queremos fazer da orla do Lago Paranoá um grande espaço de lazer, cultura e esporte para toda a população do DF

Um comentário:

  1. Quais suas propostas para melhorar : Esporte ,Lazer e os Jovens??

    ResponderExcluir