]

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PSTU entra com ação judicial para garantir presença no debate da BAND

PSTU entra com ação judicial para garantir presença no debate da BAND
- Em defesa do direito democrático ao livre debate -

Na próxima quinta-feira, haverá debate na BAND entre os candidatos a governador no DF. O Professor de Filosofia da UnB, Rodrigo Dantas, candidato do PSTU, que ocupa o quarto lugar nas pesquisas eleitorais, não foi convidado a participar. A fim de assegurar o direito democrático da população do DF conhecer seus candidatos ao governo, o PSTU ingressou na manhã desta quarta-feira com ação judicial junto ao TRE-DF.

Após a grave crise política e institucional que abalou a capital de nosso país e trouxe a público a corrupção generalizada nas estruturas do Governo do Distrito Federal, do Poder Judiciário e da Câmara Legislativa, a população de nossa cidade não pode ser privada do direito democrático de conhecer todas as posições políticas que hoje se acham em debate e disputa nestas eleições.

O protagonismo político que exerceu o PSTU – particularmente seu candidato a governador – na luta política que culminou com a queda do governo Arruda-PO e as posições políticas firmes e claras de nosso partido em relação a forma como vem sendo governado o DF nas últimas décadas têm hoje muito a contribuir para o enriquecimento democrático do debate político e eleitoral.

O debate da BAND contará com a presença de um candidato já impugnado pelo TRE-DF – o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), com longa ficha corrida de processos e denúncias por corrupção, que ainda não decidiu se comparecerá ao debate; de outro que tem contra si processos e denúncias por corrupção amplamente divulgados pela mídia e que ainda não foram devidamente apurados, relativos a sua gestão no Ministério dos Esportes – Agnelo Queiroz (PT), cujo candidato a vice-governador, Tadeu Filipelli (PMDB), foi por longo tempo Secretário de Obras de Roriz; e de um terceiro candidato – Eduardo Brandão (PV), que nas pesquisas eleitorais está atrás do candidato do PSTU –, que fez parte do governo Arruda-PO e se vê recorrentemente obrigado a prestar explicações sobre irregularidades por ele cometidas no seu passado empresarial, relativas à Lei de Falências.

Sendo este o quadro nebuloso que envolve a maioria dos principais candidatos ao governo do DF, é de suma importância que os debates televisivos possam contar com a presença de candidatos que estão acima de qualquer suspeita e, por seu passado e presente de intensa participação nas lutas sociais da cidade, têm muito a contribuir no debate político e eleitoral para que a população do DF possa reunir os dados e elementos necessários para formar sua opinião e decidir livremente seu voto.

Brasília, 11 de agosto de 2010.

PSTU-DF

Rodrigo Dantas Governador - 16

Um comentário:

  1. boa sorte. espero que o povo , mesmo que as 22 horas de quinta, tenha oportunidade de conhecer outros concorrentes.

    Esses debates deveria ser reprisados, para aumentar a chance do povo (os não-cidadão de fato) conhecer novos candidatos.

    observo que muitos eleitores tem resistencia a novos candidatos pois estes nao se mostram muito, claro, competir com candidatos que movem a maquina do estado é duro!

    isto é, o povo simpatiza com rostos conhecidos, simpatizam somente pelo fato de já ter visto varias vezes na TV, e agregam confiança baseado na reputação de outros que, também, só viram na TV.

    absurdo!

    ResponderExcluir