"O aumento do consumo abusivo de drogas é um fato social. Não estamos aqui diante de uma questão de polícia, mas de um desafio colocado à saúde pública, que deve ser tratado como tal. O abuso de drogas, tanto lícitas como ilícitas, é expressão de uma sociedade doente. Parte da sociedade busca no excesso de entorpecentes a compensação por seu sofrimento e angústia.
A "guerra contra as drogas" mata muito mais gente do que o uso e o abuso das drogas. Também está claro que a proibição das drogas não é um entrave ao consumo. Na verdade, seu resultado é o aumento da violência. A "guerra contra o tráfico" serve de pretexto para a violenta atuação repressiva do Estado, que atinge a juventude mais pobre, as favelas e periferias das grandes cidades. Esta violência mata mais do que todas as drogas ilegais juntas!
Só a legalização das drogas pode acabar com o tráfico como atividade econômica do crime organizado. Produção e distribuição estatizadas esvaziariam o poder do crime organizado, seus elos corruptos com as instituições, a violência policial e toda a espiral de barbárie desencadeada pela criminalização das drogas."
Rodrigo Dantas Governador - PSTU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário