]

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Brasília toda na Esplanada nesta quinta-feira (20/06)


Nesta quinta-feira (20/06) mais de 35 mil pessoas segundo a Polícia Militar encheram as avenidas de Brasília. Era possível ver jovens, idosos e famílias inteiras.

A marcha convocada pelo movimento Acorda, Brasília e divulgada espontaneamente pelas redes sociais. O ato comporia o dia de Jornada Nacional de Luta por todo o país. Começando pela Rodoviária do Plano Piloto e imediações do Conjunto Cultural da República, a manifestação seguiu até a Praça dos Três Poderes.

Ás 10 e 30 da noite a polícia dispersou os manifestantes sem nenhum motivo. A mesma coisa foi feita na segunda-feira. Deve ser medo que a população acampe na esplanada, seguindo o exemplo do que foi feito em outros países. No Egito, as pessoas ocuparam a praça Tahir e dormiram vários dias por lá. 

Espalhados pelo gramado do Congresso Nacional, barrados pela tropa de choque, os manifestantes cantaram gritos de protestos. A polícia reagiu com virulência lançando gás de pimenta e lacrimogênio. Com os ânimos acirrados, os manifestantes cercaram o Palácio do Itamaraty, vizinho do Congresso. A violência policial se intensificou, e parte dos manifestantes se dispersou, enquanto um parte voltou para frente do Congresso, 

A repercussão das ações em Brasília, nas capitais e maiores cidades brasileiras, fez com que a Presidenta Dilma convoque reunião com ministros para esta sexta-feira (21)  para analisar a situação e fará anúncio em cadeia de rádio e TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário