]

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carta aos eleitores do DF

Carta do PSTU aos Eleitores do Distrito Federal

A máfia de empresários que controla as terras, a mídia e as grandes empresas da cidade e há décadas domina o GDF não foi desbaratada com a queda do governo corrupto de Arruda-PO. Como já havia ocorrido com o mensalão do PT e seus aliados no governo federal, o mensalão do DEM de Arruda e seus aliados – o maior escândalo de corrupção da história de Brasília – também terminou em pizza.

A impunidade permitiu que o rorizista e arrudista Rogério Rosso (PMDB) fosse eleito governador na Câmara Legislativa dominada pelos mais sinistros personagens da Caixa de Pandora. Agora, vamos às urnas em nossa cidade sem ter conhecimento dos mandos e desmandos dos personagens envolvidos nos inquéritos policias da Caixa de Pandora, Operação Aquarela e Programa Segundo Tempo; impunes, eles estão nas ruas e nos bastidores das eleições, investindo milhões para conquistar seu voto, como se nada tivesse acontecido.

Depois de governarem o DF por duas décadas, Roriz e seus aliados lotearam, privatizaram e terceirizaram o Estado, e por isso respondem hoje a centenas de processos por corrupção. Mas a impugnação de Roriz não significa que os empresários que mandam e desmandam em nossa cidade serão afastados do poder. Após a queda de Arruda-PO, com a canoa de Roriz afundando, grande parte dos rorizistas e arrudistas tornaram-se hoje aliados do PT de Agnelo.

A candidatura a vice-governador do ex-secretário de Obras de Roriz, Tadeu Filipelli (PMDB), é a máxima expressão da vergonhosa aliança entre o PT, o grande empresariado e parte expressiva dos arrudistas, rorizistas e pandoristas. O PMDB de Filipelli é também o partido de Eurides Brito, Benício Tavares, Pedro Passos, Ronei Nemer, José Luiz Valente e tantos outros rorizistas e arrudistas que abundam nos inquéritos policiais em curso. Até um ano atrás, era o partido de Roriz, que só filiou-se a uma legenda de aluguel (PSC) para ser candidato ao governo nestas eleições porque a maioria do PMDB decidira, antes de aberta a Caixa de Pandora, apoiar a reeleição de Arruda.

O PT de hoje já não é o PT que nasceu das lutas dos trabalhadores nos anos 80: abandonou a oposição para fazer uma inaceitável composição com os que governaram o GDF com Arruda e Roriz. O “time da mudança” é um balcão de negócios compartilhado por sindicalistas e ex-sindicalistas que hoje governam o país para os grandes empresários, e seus inimigos históricos, os rorizistas e arrudistas que ocuparam e continuam a ocupar os mais altos postos de poder no GDF. Sua campanha eleitoral milionária, mais cara que a do próprio Roriz, é a certeza dos compromissos a cumprir com os que a financiam. A máfia que governa a capital do país desde a ditadura militar está bem representada seja na coligação de Roriz, seja na de Agnelo!

Aos que pensam em votar em Agnelo para se livrar de Roriz, queremos dizer que não é possível acabar com a corrupção, a privatização e a terceirização do Estado e dos serviços públicos governando com os empresários, interessados apenas em aumentar cada vez mais seus lucros às custas de todos nós. Os que votam em Agnelo, Lula e Dilma querem transformações sociais significativas, mas elas não virão enquanto a maior parte do orçamento da cidade e do país seguir sob controle dos grandes bancos e empresas que nos exploram todos os dias.

Muitos dizem não haver alternativa ao que aí está. Nós do PSTU pensamos que é possível, necessário e urgente que de fato comecemos a construir a única alternativa possível aos governos que se acham sob controle dos patrões: um governo socialista sob controle dos trabalhadores, única forma concreta de colocar o dinheiro de nossos impostos e a imensa riqueza produzida por nosso trabalho a serviço de nossos direitos e necessidades.

Nossa cidade é a mais rica, mas é também a mais desigual do Brasil: nela, há recursos suficientes para que todos possamos viver em paz e conforto, com nossas necessidades e direitos atendidos, sem agredir o meio-ambiente. Com o maior orçamento por pessoa do país, é possível valorizar os professores e ter educação de qualidade em tempo integral em escolas bem equipadas, com laboratórios, bibliotecas, computadores com Internet, parques esportivos e serviços médicos e odontológicos, que podem funcionar nos finais de semana como centros de cultura, esporte e lazer para toda a comunidade. Com o maior orçamento do país é possível ter hospitais e postos de saúde bem equipados em todas as cidades e médicos e profisionais da saúde valorizados como devem ser. Com o maior orçamento do país, é possível que todos moradores do DF tenham casa própria com escritura definitiva e que haja um sistema de transporte estatal que integre o DF 24 horas e assegure o direito de todos à cidade.

Para isso será preciso derrotar as candidaturas milionárias que governam a serviço dos empresários, e por isso não terão condições objetivas de impedir que os esquemas de privatização, terceirização, corrupção e loteamento do Estado continuem a absorver a maior parte do orçamento do GDF.

Nestas eleições, há muitas candidaturas, mas só dois programas: o programa dos empresários interessados apenas em seus lucros, e o programa socialista dos trabalhadores. Nós estamos com os trabalhadores e seguiremos com eles; e você, de que lado está?

Por um governo socialista dos trabalhadores, vote PSTU!

Contra Burguês, vote 16!

Rodrigo Dantas Governador

Zé Maria Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário